INSCREVAM-SE NO NOVO CANAL

INSCREVAM-SE NO NOVO CANAL Terei que dar um tempo na organização e nas postagens aqui no GRATISVIDEOAULAS, mas continuarei postando novas aulas do vestibulando digital antigo e depois o novo. Boa sorte e Bons estudos. 
PESQUISAR
Custom Search

Documentário - Crianças Capazes

A TV Câmara foi ao interior de Minas Gerais para mostrar uma experiência pioneira que oferece uma oportunidade rara para crianças com capacidades especiais. No Centro de Desenvolvimento do Potencial e Talento, (Cedet), alunos das escolas públicas de Lavras desenvolvem, no turno inverso ao da escola regular, diversos tipos de atividades que preenchem uma lacuna no aprendizado delas. No documentário CRIANÇAS CAPAZES, jovens que já passaram pelo Cedet e crianças que frequentam as oficinas atualmente dão depoimentos sobre a chance de experimentar algo tão diferente do dia-a-dia escolar. São entrevistados ainda pais, professores das escolas públicas e monitores de oficinas. O documentário aborda também o risco de aliciamento das crianças capazes pelo crime organizado. No Brasil, quando se trata de educação especial, imagina-se principalmente algo voltado a crianças com algum tipo de déficit educacional. Nesses casos, já se avançou muito nos últimos anos, destacando-se a política de inclusão dessas crianças em salas da educação regular. No outro extremo estão as crianças capazes ou, popularmente, crianças superdotadas. Para elas as oportunidades ainda são poucas. Para a Dra Zenita Guenther, fundadora e atual diretora técnica do Cedet, isso se baseia na crença de que o capaz toma conta de si mesmo. “A escola não vê sinais de capacidade profunda. No momento em que nós conseguimos notar isso nós viramos o modo de trabalhar com a criança. Numa escola comum a média puxa os extremos. Quando a média puxa o extremo inferior, ela ajuda aquela minoria, estimula mais. Quando ela puxa o extremo superior, ela não ajuda, ela puxa para baixo. Essas crianças pagam o preço em tédio e produção baixa”, explica. Uma das dificuldades no trabalho com crianças capazes é indentificá-las. A Dra Guenther desenvolveu um modelo para que os próprios professores da escola regular, com auxílio de uma equipe do Cedet, possam identificar crianças com altas habilidades. No trabalho desenvolvido pelo Centro, um outro componente essencial são os monitores responsáveis pelas oficinas. Essas pessoas são selecionadas nas universidades e escolas, e entre profissionais liberais e comerciantes. “Embora o Cedet tenha uma equipe multidisciplinar, ele nunca conseguiria atender os interesses das crianças sem o auxílio da comunidade”, afirma Stael Patto Dessimoni, presidente da Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento.
 O Cedet foi criado com apoio da Prefeitura Municipal de Lavras, em 1993, e é considerado "um dos bons programas out-of-school do mundo" pelo Conselho Britânico. A experiência da cidade mineira está sendo reproduzido em São José dos Campos (SP), Palmas (TO) e Vitória(ES)



Nenhum comentário :

Postar um comentário

ShareThis

Followers