INSCREVAM-SE NO NOVO CANAL

INSCREVAM-SE NO NOVO CANAL Terei que dar um tempo na organização e nas postagens aqui no GRATISVIDEOAULAS, mas continuarei postando novas aulas do vestibulando digital antigo e depois o novo. Boa sorte e Bons estudos. 
PESQUISAR
Custom Search

Dez lições de economia austríaca - Terceira lição: ação, tempo e conhecimento



conhecimento1.jpgRascunhamos na aula anterior o conceito de ação e podemos agora defini-lo: ação, para a Escola Austríaca de Economia, é qualquer ato executado voluntariamente com o objetivo de aumentar a satisfação de quem o executa. Como vimos na aula anterior, os agentes — isto é, aqueles que agem, sejam eles consumidores, produtores, investidores, poupadores, exportadores, importadores etc. — quando o fazem o fazem por meio de escolhas, considerando que os fins sempre suplantem os meios, ou seja, que as escolhas são feitas em meio à escassez. Toda a ação nos mercados pressupõe, então, uma escolha feita em um determinado momento, tendo o agente a posse de alguns meios e tendo em vista determinado(s) fim(s). A teoria econômica supõe, com toda a razão, que todas as ações são realizadas com a expectativa de que, caso sejam concretizadas, venham a aumentar a satisfação (ou utilidade, na linguagem dos economistas) dos agentes.  Ninguém age para piorar, é isso o que queremos dizer.

Agora uma pergunta que pode parecer complicada: e uma pessoa que decida que vai suicidar-se pulando de um edifício alto? Essa pessoa estará agindo da forma como definimos, isto é, pensando que se suicidar vai aumentar a sua satisfação? A resposta é sim! Porque seus sentimentos subjetivos estão tão abalados que ela pensa que a morte é a melhor solução. É claro que ela está errada, mas no momento em que decide tirar a própria vida ela não percebe isso.
Da mesma forma São Francisco de Assis, quando mandou distribuir os bens de seu pai, um rico comerciante, aos pobres, praticou aquela ação porque achou, de acordo com sua valoração subjetiva, que aquela ação lhe proporcionaria uma satisfação muito grande. O postulado da ação humana, portanto, é universal! Toda ação é executada no intuito de se aumentar o estado de satisfação.
Podemos refinar agora um pouco: toda ação é executada porque quem a executa acha que se a executar sua satisfação vai aumentar. O agente pesou e repesou meios e fins, considerou suas valorações e decidiu-se por aquela ação — por exemplo, comprar um tênis da marca X. Mas pode acontecer que, depois de ter praticado a ação, ou seja, depois de ter comprado o tênis, ele venha a perceber que a qualidade o mesmo não era boa, ou que poderia ter pagado um preço bem menor pelo mesmo modelo em outra loja. Em outras palavras, como o nosso conhecimento de todos os fatores que devem ser considerados ao se fazer as escolhas sempre é incompleto, além de estar distribuído desigualmente entre os agentes, ocorre que as ações acontecem na imensa maioria das vezes em ambiente de incerteza, o que significa que a ocorrência de erros costuma ser comum.
A economia do mundo real, portanto, nada mais é do que o conjunto de todas as ações — compras, vendas, empréstimos, decisões de produção, de poupança, de investimento etc. — realizadas sob a forma de transações econômicas, que envolvam escolhas.
Acontece, porém, que essas escolhas não são fixas no tempo! Imagine que você não suporta ouvir músicas sertanejas, mas que um belo dia começa a namorar a filha de um rico fazendeiro do interior de São Paulo. Sua valoração quanto às músicas sertanejas muda: você, influenciado por fatores não econômicos, como a paixão, passa a comprar CDs e DVDs de todas as duplas sertanejas que encontra nas lojas. Seis meses depois, vocês terminam o namoro. Muito provavelmente, você jogará no lixo todos os CDs e DVDs que comprou enquanto estava apaixonado. Portanto, sua escala de valores alterou-se duas vezes em poucos meses. E isso acontece com boa parte dos bens e serviços que temos que valorar ao longo de nossas vidas (felizmente, porque senão a vida será mais entediante).
A passagem do tempo, portanto, tende a afetar sensivelmente e de maneira muitas vezes imprevista as nossas escolhas. O tempo pode ser definido como um fluxo permanente e contínuo de novas experiências: é como se o nosso estoque de conhecimentos e de interpretação desses conhecimentos estivesse armazenado em um tanque e o tempo fosse algo como uma torneira despejando novos conhecimentos e novas interpretações a esse estoque, que vai, então, se modificando permanentemente; e isso influencia as ações ao longo do tempo. Por exemplo, se você gosta muito de chocolate e come de uma vez só duas barras daquelas maiores, provavelmente vai sentir dores na barriga. Na próxima vez, dificilmente você comerá duas barras de uma só vez.
Outro exemplo: quando você tinha cinco anos, o valor subjetivo que atribuía a um velocípede certamente era maior do que o que atribui hoje a ele, porque o tempo passou e suas perspectivas, sua memória, sua antecipação foi alterando o seu conhecimento e a maneira de interpretar esse conhecimento também se alterou.
Vamos refazer nossa definição de economia, então: a economia do mundo real, portanto, nada mais é do que o conjunto de todas as ações — compras, vendas, empréstimos, decisões de produção, de poupança, de investimento etc. — realizadas sob a forma de transações econômicas, que envolvam escolhas ao longo do tempo. 
Por fim, temos que considerar que, como ensinou o grande economista austríaco Hayek, o nosso conhecimento (aquele necessário para decidirmos as ações econômicas que escolheremos) possui duas características: primeira, ele é incompleto; e segunda, ele está espalhado de maneira desigual entre os participantes dos mercados.
Ora, se nosso conhecimento é incompleto, ele é insuficiente, então, para que possamos tomar todas as decisões envolvendo uma ação com certeza absoluta de que serão as decisões corretas. E se ele está distribuído desigualmente entre os participantes dos mercados, isso significa que alguns terão informações mais apuradas do que outros, o que irá com certeza afetar o grau de acerto/erro das decisões. Por fim, observe que, mesmo se todos os participantes em um mercado tivessem exatamente as mesmas informações, o mesmo conhecimento, cada um deles interpretaria essas informações e conhecimentos de maneira absolutamente única, individual, porque somos racionais, temos gostos e preferências próprias, valorizamos a posse de dinheiro de maneiras diferentes, somos influenciados por fatores externos diferentes, somos, para resumir, diferentes.
A conclusão disso é que sempre vai existir uma incerteza característica ao processo de escolher quais as melhores ações, tanto no campo da economia como nos outros campos da vida humana. Essa incerteza que está presente na ação humana, por mais racional que esta possa ser, não é uma incerteza que se pode medir com números, como, por exemplo, quando dizemos que a probabilidade de dar "cara" quando lançamos uma moeda para o ar muitas vezes será de 0,5. No caso da ação humana nos mercados, trata-se de uma incerteza que chamamos de incerteza genuína, à qual não podemos associar números nem estimativas. O corolário da incerteza genuína é a ignorância: temos que admitir que, por mais estudados que possamos ser, sempre seremos ignorantes de algumas condições específicas (de momento ou não) e que seriam relevantes para que a nossa ação não contenha erros.
Podemos agora finalizar nossa definição de economia, escrevendo: a economia do mundo real, portanto, nada mais é do que o conjunto de todas as ações — compras, vendas, empréstimos, decisões de produção, de poupança, de investimento, etc. — realizadas sob a forma de transações econômicas, que envolvam escolhas ao longo do tempo, realizadas em ambiente de incerteza genuína
O erro, a incerteza genuína, a ignorância, o fato de que nossas valorações mudam com o tempo e outros fatores muito complexos e que não se restringem apenas à economia fazem com que tenhamos que considerar que estudar economia não é o mesmo que estudar uma ciência natural. Por isso, temos que ter muito cuidado quando usamos a matemática para descrever o comportamento econômico, pois a economia não se presta a isso: nenhum modelo matemático poderá explicar porque você preferiu comprar uma camisa do seu clube de futebol, ao invés de comprar a de um clube rival.
A Escola Austríaca rejeita o uso da matemática na economia porque usa o critério hipotético dedutivo (e não o indutivo) e porque adota o falsificacionismo, em que formulamos uma teoria com base em argumentos lógicos e consideramos que essa teoria será correta enquanto não for falsificada pelos fatos do mundo real. Isso é diferente do método das outras correntes do pensamento econômico, que usam modelos matemáticos para descreverem o comportamento das pessoas no mundo real.
Ação, tempo e conhecimento, eis o universo da economia, caro aluno. Convido você a mergulhar nesse mundo fascinante!

Sugestões de leitura:
Iorio, Ubiratan J. Ação, tempo e conhecimento: a Escola Austríaca de Economia, Instituto Mises Brasil, 2011, São Paulo, Introdução e caps.1e 2
Wisniewski Jakub B., Dez motivos por que a Escola Austríaca é melhor que as escolas convencionais
Rothbard, M., O individualismo metodológico
Beltrão, Helio, Como a Escola Austríaca mudou minha vida para melhor
Woods, Thomas, Explicando o livre mercado para um ignorante econômico


Sugestões para reflexão e debate:
1. Por que toda ação é uma escolha?
2. A definição de ação é válida sempre ou admite exceções?
3. Qual a importância da incerteza para as escolhas que caracterizam a ação?
4. Comente: "tempo é conhecimento, tempo é experiência".
5. Defina economia em função dos três conceitos apresentados.

10 comentários :

Unknown disse...

Não tenha mais sustos com sua conta de telefone. Chegou Telexfree, por apenas U$49,90 mensais você fala a vontade com + de 40 países Teste de graça por 1 hora.
http://www.telexfree.com/ad/cafe

Ganhe de 20 a 100 dolares por semana postando anúncios na internet. Saiba mais em nosso grupo no facebook: http://www.facebook.com/groups/parceirostelexfree/

Anônimo disse...

Аn outstаnding ѕhare! I have just forwaгded thіs οntо a сo-workег who had
been doing а little homework on thіs.
And he actuallу bought me lunch simρly because I discovеred it foг hіm.
.. lol. So аllοω mе to гewоrd this.
... Thank YOU for the meal!! But уeah, thаnx
for spending sοme timе tо diѕcuѕs thіѕ subject herе оn youг wеb site.


my webpage; http://www.sfgate.com/

Anônimo disse...

At this timе it looks like Εхргeѕsion Engine is the pгefeгred blοgging platform
availаble гight now. (from what I've read) Is that what you are using on your blog?

Here is my page please click the up coming post

Anônimo disse...

You ought to take part іn a contеѕt for οne of the greatest blοgs on the ωeb.
I wіll highly гeсommеnԁ this blοg!


mу web page V2 Cigs Reviews

Anônimo disse...

I am гeally impressеԁ along with your wrіting talents аnd also wіth the lаyout for
your blοg. Is that this а ρаid ѕubject matter
οr did уou moԁіfy it yourѕelf?
Anуwaу ѕtay uρ the excellent high quality wrіtіng,
іt is uncommon to ρeer a nіcе wеblog liκe thіs one nοωadaуs.

.

Mу wеbѕite ... v2 cigs reviews

Anônimo disse...

Thankѕ for уour mаrvеlous postіng!
I genuinely enjoyed reading it, уou could be a grеat authοr.
I wіll make сeгtаin tο bookmаrk your blog аnd
will еνеntually come back ѕometimе sοon.
I want tο encourage youгself to
соntinue yоur greаt posts, hаve a nicе moгning!



Heгe is my blog post - anti-aging skin care products

Anônimo disse...

Fantastic goods from you, man. I've understand your stuff previous to and you're ϳuѕt too excellent.
Ӏ аctually likе whаt you've acquired here, certainly like what you are saying and the way in which you say it. You make it enjoyable and you still take care of to keep it smart. I can't wait to
read fаr more fгοm yοu.

This is really a terrifіc ωebsitе.


Alѕο vіsіt my site http://dbrandcrew.com/shansocial/groups/v2-cigs-are-perfect-for-my-asthma-suffering-parents
My webpage - www.Barmen.nu

Anônimo disse...

I usually do not comment, however after reading а few of the remаrκs herе "Dez li�es de economia austr�aca - Terceira li�o: a�o, tempo e conhecimento".

I do hаve ѕome questіonѕ for you if yοu tend not
to mind. Coulԁ іt be only me or ԁo some οf thеse remarks comе across like theу аre lеft by
brain dеad indivіduals? :-P And, if you arе posting at othеr online ѕocial sites, I would like
to κeep up with anything fresh you haνe to post.
Could you post a liѕt of eνery οne οf yοur socіal sites liκе yοuг
Fаcebοok page, tωitter feed, or lіnκedin profilе?


Feеl free to surf to mу wеb blog .

.. mouse click the up coming internet site

Anônimo disse...

LEIA SOZINHO... AGORA VEREMOS…Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)…Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre BRUNO de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que BRUNO venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele BRUNO não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoar e sua vida não será mais a mesma

Anônimo disse...

Іt's amazing to pay a visit this website and reading the views of all colleagues on the topic of this article, while I am also zealous of getting know-how.

Feel free to visit my web page Simply Click The Up Coming Website Page

Postar um comentário

ShareThis

Followers